Categorias

Notícias

Dezembro 2017
D S T Q Q S S
« Mai    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Sondagem

O SIMA na contratação colectiva deve solicitar um aumento das retribuições que tenham o mesmo valor do salário Mínimo?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Precarious Work
Protocolo SIMA-BPI
Greve 14 de Novembro de 2012

11º CONGRESSO DO SIMA

O SIMA realizou o seu XIº Congresso Ordinário nos dias 18 e 19 de dezembro de 2015, sob o lema: «SIMA – a Força que une todos os Trabalhadores – Um Sindicato na via da Modernidade» em que elegeu os seus corpos gerentes, debateu a grave situação atual e as questões que afetam os trabalhadores portugueses, com vista a preparar o futuro tendo, sobre as mesmas, sido aprovadas diversas moções que serão enviadas a diversas entidades. Foi ainda, debatida e aprovada a estratégia sindical para os próximos anos, pautada pelo trabalho de proximidade com os trabalhadores, apostando no diálogo, procurando soluções e ainda questões como a importância da informação e consulta dos trabalhadores, a revisão ou não da Diretiva sobre os Comités de Empresa Europeus e a Sociedade Europeia demonstrando que o SIMA é um Sindicato moderno que continua na Via da Modernidade, uma força na luta por um futuro condigno.

Estiveram presentes perto de uma centena de delegados ao congresso, eleitos nas empresas, representando todo o país e todos os sectores de atividade e ainda dezenas de convidados estrangeiros e nacionais, de entre os quais a federação internacional – IndustriAll Europe – na qual o SIMA está filiado que, na pessoa do seu secretário-geral – Ulrich Eckelmann fez a abertura do Congresso. De igual forma destacamos a intervenção da Sra. Dra. Dra. Vera Gaiola, Inspetora Superior da DSAAI – Direção de Serviços de Apoio à Atividade Inspetiva.

No decorrer dos trabalhos do Congresso o Sr. José Simões foi eleito como Secretário-geral do SIMA, foi eleita uma nova Comissão Executiva bem como os demais órgãos. Da nova composição dos órgãos do SIMA denota-se um cada vez maior envolvimento de jovens, uma participação cada vez maior de mulheres, com representantes de norte a sul do país, em todos os sectores produtivos. Esta alteração já se vem notando há cerca de oito anos a esta parte tendo sido, neste último congresso, claríssima, resultado do SIMA ser um sindicato independente, um sindicato que se pauta pela defesa intransigente dos trabalhadores.

Este 11º congresso ordinário foi mais um marco na história do SIMA por ser um marco na introdução de desafios, novos desafios, na modernidade, que se pretendem trazer até ao sindicalismo.

A todos o nosso agradecimento pela participação.

Comments are closed.